A quebradeira de coco babaçu Marinalva Brito veio do município de Lago do Junco para participar da 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.
O babaçu é fonte de renda para ela e mais 60 mulheres que integram a Associação de Mulheres de Quebradeiras de Coco Babaçu de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR), e para a Feira Mulher, o grupo levou azeite e óleo de babaçu, sabonetes e biscoitos tendo como base o coco babaçu.
Segundo Marinalva, a 2ª Feira Mulher é um espaço para divulgar e enaltecer a produção das mulheres rurais, inclusive, das quebradeiras de coco babaçu.
“Oportunidade muito boa para mostrar o trabalho de cada companheira que produz cada produto desse com muito suor. É a segunda feira que participamos e sempre alternamos nossas expositoras para que todas tenham a chance de saber como é participar de um evento desse porte, então somos muito gratas,” disse Marinalva.
Do município de Itapecuru-Mirim, as mulheres quebradeiras de coco do Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Lar de Maria levaram uma variedade de produtos feitos à base de babaçu que mostraram a versatilidade que o fruto tem na culinária, como o famoso sorvete de coco babaçu. A quebradeira de coco babaçu, Antônia Vieira, contou sobre a presença do Clube de Mães na feira.
“Hoje estamos na feira mulher com nossos produtos, como sorvete, café de babaçu, biscoitos veganos e pêtas. Para nós é um prazer imenso estar na feira para dar visibilidade ao nosso trabalho. O sorvete é nosso carro chefe e está sendo um sucesso aqui na feira,” ressaltou.
Outro grupo de mulheres também mostrou a força das quebradeiras de coco do quilombo Boa Vista, do município de Rosário. A quebradeira Rosa Gaspar está sempre presente em eventos promovidos pela Secretaria e agradece mais essa oportunidade de estar comercializando numa feira que valoriza o trabalho das mulheres do campo.
“A Feira Mulher, para nós, é uma porta de divulgação do nosso trabalho. Uma oportunidade para mostrarmos nossos produtos e também mostrar para as pessoas que a gente existe e isso é muito importante tanto para o quilombo quanto para divulgar os produtos que fazemos,” disse Rosa.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, comemora com entusiasmo mais uma edição da Feira Mulher e o interesse dos consumidores em conhecer e adquirir produtos do babaçu.
“O babaçu é fonte de renda de milhares de famílias de quebradeiras de coco babaçu. E a SAF desenvolve políticas públicas voltadas para esse grupo de extrativistas e, a Feira, é um canal e meio para que essas mulheres divulguem seus produtos e a população conheça a força produtiva do babaçu, pois o babaçu é nosso,” destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
A 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar com apoio do São Luís Shopping e acontece até o próximo domingo (30). A feira busca valorizar as mulheres rurais do Maranhão, que são peças fundamentais no sustento e na produção de alimentos na agricultura camponesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345