Postado em: 16 de dezembro de 2024 | Por: Ezequiel Neves

Arari: Barulho de moto com cano kadron gera transtorno para moradores.



O escapamento usado para turbinar as motos pode provocar ruído nocivo, dependendo do tempo de exposição.

Na cidade maranhense Arari tem uma expressividade de motocicletas e uma prática comum entre os motociclistas tira o sossego dos outros: a troca do escapamento. A barulheira é um dos piores ruídos e que mais incomodam pelas ruas das cidades.

Em Arari, populares reclamam “Eles fazem questão de fazer o barulho. Realmente incomoda muito principalmente à noite nos finais das festas, vira uma zorra aí ninguém mais dorme”, diz um morador.

“É insuportável, agente sempre cobra das autoridades, mas ninguém faz nada, né”, diz uma mulher. 
O motivo é o escapamento usado para turbinar as motos. Os canos originais são substituídos por outros, sem silenciador. Os chamados canos cadrons, não têm os abafadores que os canos normais têm. Então ele emite mais CO2 e, por conseguinte, faz mais barulho. 

O barulho é prejudicial para quem pilota e também para quem é obrigado a ouvir nas ruas. Uma moto com escapamento original é acelerada e o medidor chega a 92 decibéis. Já na moto incrementada com cano cadron, as aceleradas chegam a 118 decibéis. Outra, mais potente, é ainda mais ensurdecedora, chegando a 123 decibéis.

Lembrando que, acima de 85 decibéis, o barulho pode ser nocivo, dependendo do tempo de exposição. Especialistas alertam que o barulho dos escapamentos das motos pode acarretar em sérios problemas, não só auditivo. 

Segundo o Código Nacional de Trânsito, há regras para buzinar. Os toques têm que ser rápidos e usados apenas para alertar sobre o risco de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345