Foto: Reprodução
As irmãs Jaqueline Borges e Jéssica Borges passaram pelo primeiro transplante de útero entre mulheres vivas na América Latina. O procedimento inédito no Brasil ocorreu no último dia 17 de agosto e ganhou repercussão após reportagem no programa Fantástico no último domingo (29).
Jéssica descobriu que nasceu sem o útero e que não podia engravidar ainda na adolescência, quando investigou os motivos de não menstruar. Posteriormente, ela foi informada pelos médicos sobre uma possível solução – um transplante de útero. A família começou a se mobilizar, até que a irmã, Jaqueline, decidiu que ela mesma seria a doadora.
“Eu sou muito família, né? Eu penso mais neles do que em mim. Então, eu pensei primeiro em realizar o sonho dela, ao invés de ser mãe, sabe?”, , contou Jaqueline Borges.
Segundo a reportagem, o nome da alteração congênita é Síndrome de Rokitansky, e atinge uma em cada 4 mil mulheres. Nessa condição, meninas nascem com ovários, podem ovular, mas a função reprodutiva não se completa.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345