A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou este mês o I Encontro Estadual sobre a Violência no Ambiente Escolar na Região Macro Leste. Na ocasião, reuniu representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Caxias, professores e estudantes para potencializar as ações de cultura e paz no ambiente escolar.
O evento foi realizado pela SES, por meio da coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), com o objetivo de dialogar sobre a violência nas escolas, a fim de conhecer, identificar e dar visibilidade ao problema. O superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Vieira disse que o encontro, realizado no último dia 20 de março, buscou traçar estratégias de enfrentamento e combate à violência nas escolas. “É fundamental definir a contribuição dos alunos, das famílias e do poder público para que possamos deixar o ambiente escolar seguro para todos. Vocês, jovens, podem contribuir na multiplicação destas informações e denunciar quando identificar o sofrimento de outro aluno, seja por bullying, violência doméstica ou outra manifestação social dentro do ambiente escolar”, completou William Vieira.
O mesmo encontro foi realizado nas Regiões Macro Norte e Macro Sul. O coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques, enfatizou a importância da prevenção. “Temos que nos unir em defesa da cultura de paz nas escolas. Precisamos que famílias, escolas e sociedade civil se juntem na promoção de prevenção e combate a esse agravo no Maranhão”, justificou Aristeu Marques.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, parabenizou a iniciativa do governo estadual, MP e DPE no enfrentamento e combate a fim de minimizar a violência no ambiente escolar. “Todos estamos engajados para oferecer um ambiente seguro para que nossas crianças e jovens, que são os futuros cidadãos, possam ter uma educação de qualidade e em um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, disse Fábio Gentil.
Professora há mais de 30 anos e assistente social, Jesus Andrade trabalha com o projeto Mulheres e Meninas de Caxias e parabenizou a iniciativa, mais falou que é necessária uma rede de apoio e capacitação para professores no ambiente escolar. “Precisamos de apoio familiar e de saúde mental porque a escola é um mundo e onde encontramos casos de abuso sexual familiar, bullying, gravidez na adolescência, ideia de suicídio, depressão e outros agravos que precisamos de apoio para olhar e compreender todo o contexto do aluno”, justificou a professora.
O encontro - que foi realizado com rodas de conversas para falar sobre a legislação vigente, redes sociais e outros temas pertinentes - contou com a presença de professores e alunos, o juiz titular de Caxias, Antônio Araújo Veloso; o promotor titular Williams de Paiva; o delegado de Polícia Civil, Alcides Martins; a gestora regional de Educação, Lacy Assunção; o coordenador da DANT/SES, Afonso Jesus Lopes e o assistente social da DPE, Ivan Craveiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345