Postado em: 19 de janeiro de 2024 | Por: Ezequiel Neves

Audiência Pública discute criminalidade e segurança em João Lisboa


Audiência pública realizada na quarta-feira, 17, no Fórum de João Lisboa, discutiu a ação do poder público sobre a Segurança Pública na cidade, com a participação de pessoas da comunidade. Durante os debates, foram discutidos os índices de criminalidade registrados, alternativas de enfrentamento ao crime e ações de melhorias na segurança pública em todo o município.

A discussão resultou em propostas aprovadas, a serem executadas a médio e longo prazo. Dentre essas, a saída do delegado de polícia da escala do plantão regional, permanecendo em atendimento exclusivo às ocorrências na cidade de João Lisboa; a volta do destacamento da Polícia Militar no bairro Cidade Nova e a instalação de monitoramento eletrônico nas principais ruas do Centro da cidade.

Estavam presentes na audiência o juiz Glender Malheiros (1ª Vara); o promotor de Justiça Fábio Mendes e a promotora Maria José Corrêa; o procurador de Justiça Danilo Castro; o prefeito Vilson Soares, além de outras autoridades locais preocupadas em buscar soluções para reduzir a criminalidade e aumentar a segurança no município.

Para o juiz da comarca, o clamor social por mais segurança é legítimo. "Temos observado algumas demandas vindas do clamor social, em decorrência do aumento da violência urbana. E, diante disso, trazer essa situação para debate, em audiência pública, com representantes de todos os poderes, com vistas a identificar alguns pontos que podem ser melhorados e assumir o compromisso no sentido de buscar uma melhor eficiência na segurança pública", disse o juiz.

RESPOSTA DO PODER PÚBLICO

Segundo o prefeito municipal, a sociedade de João Lisboa espera uma resposta do poder público. "Esse momento é para levantar essas questões e encontrar soluções em torno disso. Temos um território extenso e uma população de 25 mil habitantes. Tudo isso somado, faz com que a demanda por segurança aumente. É preciso, então, aumentar o efetivo (policial) e a estrutura de mobilidade com viaturas", observou Vilson Soares.

Para o promotor de Justiça Fábio Mendes, a importância da audiência pública é tentar chegar a um acordo com a Secretaria de Segurança, por meio da delegacia regional, para que seja oferecido o melhor serviço para a população de João Lisboa.

O procurador Danilo Castro informou que foram apresentadas as circunstâncias que estão tornando o crime comum, que fazem com que as pessoas sintam medo e também discutidas algumas soluções. "Eu tenho absoluta convicção de que com essa audiência pública teremos soluções que irão, não só amenizar, mas tornar suportável a situação de criminalidade no Município de João Lisboa", disse.

O coronel Ventura, comandante da Polícia Militar (CPA-I 3), destacou que a polícia tem atuado de forma presencial na região, com a iniciativa do comando geral de intensificar as ações do 14º Batalhão da Polícia Militar no Município de João Lisboa, tendo em vista a grande demanda, e a reunião definiu ações conjunta dos órgãos do sistema de Justiça e segurança, para que se possa combater o crime, de forma eficaz e eficiente, intensificando a segurança no município.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345