A Diocese de Franca, localizada no interior de São Paulo, confirmou a dispensa de um padre de suas funções clerigais após o sacerdote, identificado como Ferdinando Henrique Pavan Rubio, pedir para deixar a igreja ao descobrir que vai ser pai. O padre, que atuava na Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023, tomou a decisão de deixar o ministério religioso após o envolvimento com uma pessoa resultar em uma gravidez. Com informações do Metrópoles.
Em comunicado assinado pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto, a Diocese explicou a razão por trás da dispensa e orientou o padre a assumir sua obrigação de paternidade. O padre já estava afastado de suas funções clericais e do celibato (abstinência sexual) desde setembro, embora na época a Diocese não tenha especificado o motivo do afastamento e tenha pedido para que o padre não fosse julgado.
Agora, o padre Ferdinando deve recorrer ao Vaticano para validar sua dispensa, um procedimento protocolar da Igreja Católica chamado rescrito. Segundo o Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, os padres não podem manter relacionamentos amorosos ou se casar. Até que obtenha o rescrito proveniente da Santa Sé, ele permanecerá suspenso de Ordens e afastado do ministério sacerdotal e das funções pastorais.
O padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio, natural de São José da Bela Vista (SP), foi ordenado padre há oito anos e teve passagens por outras paróquias em Franca, São Paulo. Sua decisão de deixar a vida clerical ocorreu devido à situação envolvendo a gravidez, marcando uma nova etapa em sua vida pessoal e religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345