Postado em: 22 de setembro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Morre Walewska, campeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei, aos 43 anos

 

Morreu nessa quinta-feira em São Paulo, aos 43 anos, Walewska Oliveira, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei. A causa da morte ainda não foi divulgada, segundo o site Itatiaia, que junto com o site Melhor do Vôlei, foram os primeiros a dar a notícia.

A ex-jogadora de vôlei Walewska  morreu às vésperas de completar 44 anos. A mineira de Belo Horizonte nasceu em 1º de outubro de 1979 e começou bem cedo a carreira profissional no vôlei. Em 1995, já era titular como meio-de-rede no Minas, onde ficou até 1998

Walewska estava na capital paulista para a divulgação de sua biografia. Na quarta-feira chegou a participar de um podcast para falar sobre a publicação e sua vitoriosa carreira.

Antes dos 20 anos, já havia sido convocada para a Seleção Brasileira sob o comando de Bernardinho. Foi uma espécie de ligação entre uma geração mais antiga, com Márcia Fu e Ana Paula, e outra mais nova, com Tainara, por exemplo.

Com o Brasil, conquistou o ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, e bronze nos Jogos de Sydney, em 2000. Ainda ajudou a Seleção a conquistar três títulos no Grand Prix (2004, 2006 e 2008), um na Copa dos Campeões (2013) e um nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999.

Na seleção, Walewska jogou por 10 anos. Em 2008, mesmo ano em que sagrou-se campeã olímpica em Pequim (foi o primeiro ouro olímpico do vôlei feminino), foi eleita a melhor bloqueadora do mundo. Em Olimpíadas, tambpem foi bronze em Sidney (2000). Ao deixar a seleção, atuou em diversos clubes – além do Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.

Em sua biografia, publicada com o título “Outras redes”, Walewska contava sua história de amor pelo vôlei, desde os 12 anos, quando saiu de casa para fazer um teste no Minas. Foi o então técnico da seleção Bernardinho que, em 1997, convocou Walewska pela primeira vez. Dois anos depois, vinha o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá; em 2000 foi a vez do bronze na Olimpíada de Sydney

Informações do Metrópoles eExame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345