Comentário do Blog
"Os pacotes" do Prefeito agora que começou só Lembrando que tem Obras do Governo Estadual que estava em andamento no caso Ruas.. que o mesmo está segurando para não ser executado.."
Eudes Barros prejudica centenas de estudantes ao encerrar o Convênio selado com a Secretaria de Segurança Pública e retornar a antiga escola Santo Antônio para a competência da prefeitura, motivado por puro revanchismo político contra o governo Carlos Brandão.
Criado por meio da Lei Municipal 0403/2022 de 03 de Janeiro de 2022 graças ao Termo de Cooperação Técnica nº 001/2021 selado entre a SSP/MA – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão e prefeitura de Raposa, o Colégio Militar Tiradentes XII foi extinto desde a semana passada do município por determinação do prefeito Eudes Barros, do PL.
O Colégio foi fruto de uma solicitação da então prefeita Talita Laci e do presidente da Câmara Beka Rodrigues – que em outubro de 2019 reuniram com o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (LEMBRE AQUI). A ideia era transformar a unidade Integrada Santo Antônio, no bairro do Itapéua, na escola Militar.
Após todos os pedidos formalizados pela gestão anterior, no dia 20 de agosto de 2021, o então Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela esteve no Restaurante O Capote para assinar o termo de convênio que garante a implantação da Escola Militar PMMA em Raposa. Na ocasião, participaram do ato o atual prefeito Eudes Barros, a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes e o professor articulador pedagógico da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE), Ribamar Portela (LEMBRE AQUI).
Ocorre que após dez meses da escola criada, o prefeito Eudes Barros enviou no início deste mês um novo Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores que, inclusive já foi aprovado pelos vereadores, sancionado pelo gestor e publicada no Diário Oficial, no qual ele acaba com o Colégio Militar Tiradentes XII.
Na prática, o Projeto torna nulo o Convênio selado com o Governo do Estado do Maranhão e com a Polícia Militar e consequente a Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com a nova Lei Municipal nº 417 de 09 de outubro de 2022 o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, a antiga escola Santo Antônio agora volta ao domínio total da prefeitura e se chamará “Cívico Militar” e não mais Colégio Militar Tiradentes XII.
Na prática, o Governo do Maranhão não terá mais nenhuma influência pedagógica ou logística na Unidade de Ensino o que fatalmente desmitifica o projeto da Secretaria de Segurança Pública em Raposa, uma vez que para uma escola ser Militar a instituição, necessariamente, tem de ser do Estado.
– Revanchismo político
O Blog do DC apurou que o motivo para o prefeito Eudes acabar com o Colégio Militar Tiradentes XII em Raposa foi meramente político, uma vez que ele é adversário do governador Carlos Brandão (PSB). O gestor prefere manter distância das ações do Governo do Maranhão do município.
– Apropriação de um fardamento
A decisão do prefeito em encerrar a parceria selada com a SSP/MA – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão e decretar o fim do Colégio Militar Tiradentes XII, afeta diretamente os alunos.
É que além do fim da parte pedagógica e das agendas institucionais mantidas com a SSP-MA, como a cerimônia de Entrega da Boina tradicionalmente feita no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau em São Luís, os alunos também não poderão mais usar o fardamento padrão – pertencente as escolas veiculadas à Polícia Militar do Maranhão.
A nova vestimenta da agora escola “Cívico”, que volta para a Rede Municipal de Ensino, deverá ser apresentada pela prefeitura no próximo ano letivo.
– Outro lado
O Blog do DC buscou contato com a secretária Municipal de Educação, Verismar Gomes, e com o titular da Comunicação. A primeira não atendeu as inúmeras ligações e tampouco respondeu as mensagem enviadas. O segundo, Udes Filho, informou que amanhã, quarta-feira (15), a gestão municipal enviará de forma técnica uma nota ao Blog.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI DE CRIAÇÃO DA COLÉGIO MILITAR
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI QUE ACABOU COM O COLÉGIO MILITAR
LEIA TAMBÉM:
– RAPOSA: Governo Carlos Brandão entrega Boina a 741 alunos do Colégio Militar Tiradentes XII
– Pedidos ainda da gestão Talita Laci ao governador Flávio Dino começam ser executados em Raposa
Fonte: Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345