Felipe Camarão é o representante do PT na eleição para o governo do Maranhão, segundo maior estado da região Nordeste e o oitavo maior estado do Brasil. Ele é candidato a vice-governador ao lado de Carlos Brandão (PSB), atual governador, que tenta a reeleição. Brandão assumiu o governo em abril, depois que o então governador Flávio Dino (PSB), após dois mandatos, se afastou para concorrer a senador, completando o Time do Lula na chapa majoritária do Estado.
Segundo maior litoral do país com 640 quilômetros, atrás apenas da Bahia, e um dos mais antigos Estados do país, o Maranhão e seus 5 milhões de eleitores romperam com décadas de coronelismo na política nas eleições de 2014, quando elegeram Flávio Dino governador. Felipe Camarão participou ativamente da transformação do Estado à frente da Secretaria de Educação, setor que capitaneou os avanços sociais e econômicos implantados pelo novo governo.
Professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e procurador federal, Felipe Camarão nasceu do Rio de Janeiro, filho de um maranhense e uma carioca, e se mudou para o Maranhão ainda criança. Com apenas 23 anos, ele dirigiu o Procon/MA, cargo que voltaria a ocupar em 2011. Foi aprovado em vários concursos públicos ao longo da carreira, inclusive o de procurador federal, tendo chegado a chefe do escritório de representação da Advocacia-Geral da União no Estado e procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal de São Luís.
No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Exerceu também o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA.
Durante o governo de Flávio Dino, a partir de 2015, Felipe Camarão foi titular das secretarias estaduais da Gestão e Previdência, de Cultura e de Governo, antes de ser nomeado em 2016 para a Secretaria de Estado da Educação, onde ficou até março de 2022, quando teve de se desincompatibilizar para concorrer às eleições para o Senado.
Durante os 6 anos como secretário da Educação, sendo considerado o gestor que permaneceu por mais tempo à frente da pasta no Estado, Felipe Camarão comandou o Programa Escola Digna, que revolucionou a educação no estado e elevou os índices educacionais e realizou cerca de 1.500 obras no setor.
Em junho deste ano, seu nome foi aprovado pelo PT estadual para compor a chapa majoritária ao lado de Carlos Brandão e Flávio Dino. “O PT é grande porque constrói a sua história com a sua base, de forma democrática e com decisões coletivas. Me filiei para somar forças e ajudar a manter o brilho da grandiosa estrela do PT”, ressaltou Felipe Camarão, durante o encontro.
Para as eleições proporcionais, o PT tem 8 candidatos a deputado federal, sendo duas mulheres, para as 18 vagas do Maranhão na Câmara dos Deputados em Brasília. São 13 nomes, entre eles 5 mulheres, disputando as 42 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345